segunda-feira, agosto 02, 2004

Será bueno o malo? / Será bom ou mau?

Decidi escribir este articulo en Castellano y en Portugués porque me parece que es demasiadamente importante para que algunos de nosostros no nos enteremos de lo que se pasa.

Todos nos acordamos de cuando al quedar cuarta en OT (aún cuesta grrrrr!!) le ofrecieron a Chenoa un contrato discográfico con Zomba Records, todos nos pusimos muy contentos porque nuestra niña iba a poder grabar un disco y se llevaría su prémio aunque no fuera uno de los vencedores. La distribución de los discos no era la mejor pero aún así Chenoa vendió 500.000 cópias y hizo una gira impresionante.
Más o menos un año después Zomba Records fué vendida a BMG, una compañia más grande y con muchos más artistas, muchos de nosotros no sabian que pensar: será mejor o peor para ella? Pues, se dejó la promoción en América en el boom Ot y la distribución de Soy Mujer (un disco con mucha calidad y variedad musical, mucho más Chenoa que el primero) tampoco fué mejor que cuando estaba con Zomba.
Por Portugal puedo hablar y aquí todo el trabajo hecho en el 2003 con Zomba volvió al início, porque no hacen promoción, no quieren saber y es el própio club que tiene que regalar a las emisoras el cd o ni siquiera sus canciones pasarian en la rádio - hay que decir que a su segundo concierto en Portugal asistieron 6500 personas en un pueblo de 3000, para una desconocida no está mal, no? - y no nos contestan a emails o llamadas.
Ahora me entero que el pasado día 28 de julio fué aprovada la fusión entre BMG y Sony Music. Qué podemos pensar ahora? Habrá o no consecuencias para Chenoa en esta fusión? Y serán buenas o malas? Yo prefiero esperar, soñando que todo será muchisimo mejor ahora.

* * * *
Decidi escrever este artigo em Castelhano e em Português porque me parece ser demasiadamente importante para que alguns de nós não nos apercebamos do que passa.
Todos nos lembramos de quando ao ficar em quarto lugar em OT (ainda custa grrrrr!!) ofereceram à Chenoa um contrato discográfico com a Zomba Records, todos ficámos muito contentes porque a nossa menina ia poder gravar um disco e levaria o seu prémio ainda que não fosse um dos vencedores. A distribuição dos discos não era a melhor mas ainda assim Chenoa vendeu 500.000 cópias e fez uma tournée impressionante.
Mais ou menos um ano depois a Zomba Records foi vendida à BMG, uma companhia maior e com muitos mais artistas, muitos de nós não sabiam o que pensar: será melhor ou pior para ela? Deixou-se a promoção na América durante o boom OT e a distribuição de Soy Mujer (um disco com muita qualidade e variedade musical, muito mais Chenoa do que o primeiro) também não foi melhor do que quando estava com a Zomba.
Por Portugal eu posso falar e aqui todo o trabalho feito durante 2003 com a Zomba voltou à estaca zero, porque não fazem promoção, não querem saber e é o próprio clube que tem que oferecer às emissoras o cd o nem sequer as suas canções passariam na rádio - há que dizer que ao seu segundo concerto em Portugal assistiram 6500 pessoas numa vila com 3000 habitantes, para umas desconhecida não está mal, não? - e não nos respondem a emails nem a chamadas telefónicas.
Agora apercebi-me que no passado dia 28 de Julho foi aprovada a fusão entre a BMG e a Sony Music. Que podemos pensar agora? Haverá ou não consequências para a Chenoa provenientes desta fusão? E serão boas ou más? Eu prefiro esperar, sempre com o sonho de que tudo será muito melhor agora.